Pages

domingo, 19 de maio de 2013

Encontre o Calçado Ideal Para Sua Corrida

Hoje nosso enfoque sera no mundo das corridas, principalmente voltado ao conforto, postura ideal, e rendimento. Iremos abordar aqui, o tipo de tênis para cada tipo de pisada. Uma lista de tênis e marcas variadas foi selecionada para deixar você por dentro do que usar dependendo da sua prática. corrida   Muitos são os adeptos a prática da caminhada e corrida e variam também seus níveis de aptidão física. Quem esta acima do peso, deve buscar um tênis bem estruturado,
com um sistema de amortecimento mais robusto. Para se ter uma ideia, a cada passada o impacto sobre as articulações e toda a musculatura pode chegar até 5 vezes o peso corporal da pessoa no caso de usar um tênis de baixa absorção de impacto. Para os mais esbeltos, magrinhos ou sarados, a preocupação com o amortecimento pode ser mais moderada. Caso usem o tênis errado, ou com um amortecimento acima do necessário, o rendimento na corrida não será o ideal, por necessitar de mais impacto para sentir-se confortável. Nesse caso os mais magrinhos devem optar pelos tênis minimalistas ou de performance. O ideal é que você faça um teste de pisada, muitas lojas oferecem, é bem simples. Basta molhar os pés e pisar em uma folha de papel colorida na velocidade de um trote. De acordo com a marca deixada na folha teremos a classificação, podendo ser Neutra, Supinada e Pronada. Pisada Neutra Se no papel sair um perfil curvo, e aproximadamente a metade do seu arco do pé é normal. A parte de fora do pé tem contato com o chão e o pé começa a inclinar para dentro afim de distribuir o impacto. Em seguida o pé inclina novamente para a parte de fora antes de perder o contato com o chão. Dessa maneira o tênis ideal deve possuir uma estabilidade maior para oferecer sustentação.     Pisada Supinada Se no papel sair só o calcanhar e a região de encontro com os dedos dos pés, você tem o arco do pé alto e a sua pisada é classificada como supinada. A parte de fora do calcanhar tem contato com o chão, mas o movimento de inclinação para o interior do pé é muito reduzido, motivo pelo qual o impacto se concentra na zona de fora do pé e não se distribui adequadamente. Para essa pisada o tênis ideal deve ter amortecimento extra para absorver melhor o impacto.   Pisada Pronada Se no papel sair o seu pé inteiro, significa que o arco do seu pé é baixo. Esse tipo de pisada apoia na parte externa do calcanhar e o pé inclina demais para dentro, consequentemente, o pé e o tornozelo estabilizam com facilidade, sobrecarregando articulação dos joelhos, pernas, existindo uma compensação na região lombar. O tenis ideal para esse tipo de pisada deve ter controle de pronação com sustentação e controles extras.   TIPOS DE TÊNIS ESTABILIDADE Wave Nirvana 7, Mizuno Para atletas com peso médio e que não tem problemas de controle dos pés e procuram um bom tênis com durabilidade os tênis com maior estabilidades são os ideais.
Modelo
Marca
Pisada
Para
Gel Kayano 17 ASICS Pronada Treinos e provas
Wave Prime 7 MIZUNO Pronada Corridas curtas, longas e treinos
Wave Nirvana 7 MIZUNO Pronada Treinos curtos e longos
Supernova Sequence 4 ADIDAS Pronada Treinos e competições de longas distâncias
Complete Vectana 2 PUMA Pronada Treinos intensos e longa distância
AMORTECIMENTO Os tênis voltados ao amortecimento atendem as pessoas que tem a pisada supinada e levemente pronada, aonde o arco Air Zoom Structure Triax + 14 do pé é alto. Por não conseguir atenuar o impacto devido a pronação natural, esse tipo de corredor precisa de um tênis que minimize os impactos sofridos pelos pés. Esses tênis tem pouco ou nenhum suporte lateral.
Modelo
Marca
Pisada
Para
Adistar Ride 3 ADIDAS Neutra / Supinada Corrida em asfalto, terrenos duros e longões
Air Pegasus +28 NIKE Supinada /Pronada Treinos diários
Wave ProRunner 14 MIZUNO Neutra Corridas curtas e longas e treinos
Zoom Vomero+6 NIKE Neutra/ Supinada Treinos de qualquer distancia
Gel- Kinsei 4 ASICS Neutra /Sup/ Pro Treinos e provas
Wave Ultima 3 MIZUNO Neutra Treinos e corridas até 10 km
Complete Velosis 2 PUMA Neutra Treinos diários intensos e de longa distância
Air Zoom Structure Triax 14 NIKE Pronada Treinos de qualquer distância
Gel Nimbus  12 ASICS Neutra / Supinada Treinos e Provas
SUPER DINÂMICO Lunar Elite +2 NIKE Um super tênis que se adapta a cada tipo de pisada, garantindo sustentação aos pés.
Modelo
Marca
Pisada
Para
Lunar Glide +3 NIKE Neutra / Sup/ Pro Treinos longos
Lunar Elite +2 NIKE Neutra / Pronada Treinos curtos e de velocidade
Lunar Fly +2 NIKE Pronada Treinos de velocidade
Lunar Eclipse + NIKE Pronada Treinos diários
PERFORMANCE Tenis super leves de baixo perfil, voltados a performance, praticamente não tem o amortecimento e a estabilidade Wave Aero 9 Mizuno encontrados nos outros tênis de corrida.
Modelo
Marca
Pisada
Para
Wave Prophecy MIZUNO Neutra Treinos e provas
Gel – DS Sky Speed ASICS Neutra / Supinada Treinos e provas
Gel Hyper speed 4 ASICS Neutra Sessões de treinos de tiros ou provas
Mizuno Wave Creation 12 MIZUNO Neutra / Supinada Treinos e competições de curta e édia distância
Wave Aero 9 MIZUNO Neutra Treinos de velocidades e provas até meia maratona
Wave Elixir 6 MIZUNO Pronada Treinos e provas no asfalto e ruas pavimentadas.
MINIMALISTAS Gel Speedstar 5 Asics Esse tipo de tênis vem atraindo a atenção dos corredores de rua. Um calçado que defende a ideia de que correr descalço é a forma natural e correta de se fazer. Com uma redução significativa do amortecimento, em alguns até sem entressola e amortecimento, são muito mais flexíveis, possibilitando maior mobilidade aos pés, com movimentos de extensões e flexões de maneira natural. Muito mais leves do que os comuns.
Modelo
Marca
Pisada
Para
Pro Grid Kinyvara Saucony Pronada Treino e provas de longa distancia
Gel DS Racer 8 ASICS Neutra Treinos de tiros e provas rápidas
Gel Speedstar 5 ASICS Neutra – Supinada Treinos de Velocidade

0 comentários:

Postar um comentário