Pages

domingo, 19 de maio de 2013

Dicas de conservação de seus calçados

Dicas de conservação – Manter seu calçado bem conservado não é tão difícil. Algumas pessoas fazem a limpeza de seus calçados em máquinas de lavar, por exemplo, o que é nem um pouco recomendado. Mas como fazer para manter seu calçado sempre limpo e
conservado?

1) Nunca lave seu calçado em máquinas de lavar, tanque ou mesmo água corrente. O couro é transpirante e, portanto, também permeável. Por isto, água em excesso pode deformá-lo, alterar sua
cor e roubar-lhe a maciez. Além disso, prejudica outros componentes do calçado.2) Para sapatos feitos em napa e principalmente para os feitos em material nobuck, existem produtos tipo aerosóis que protegem e impermeabilizam seu calçado, evitando
que ele suje tanto e fazendo com que ele fique praticamente impermeável a umidade externa.3) Para calçados em couro tipo napa, limpe-o com uma flanela levemente umedecida em água morna, isto limpará seu calçado sem danificar a superfície do couro, pois a umidade que estamos utilizando na flanela não chega a penetrar em sua superfície e já será evaporada.
4) Para calçados em nobuck, camurça, tecidos, cordas e afins, estando o calçado seco, sem umidade, passe uma escova para calçado e ou esponja (espuma) isto não irá danificá-lo. Fazendo movimentos circulares lentamente para remover a sujeira mais grossa primeiro e sucessivamente até remover toda a sujeira. Após, se seu calçado for em couro tipo napa, aplique sobre ele um creme próprio para calçado (lojas de calçados e afins).5) Evite expor seu calçado ao sol ou altas temperaturas, para secá-lo ou por qualquer outra razão. Além de ter alterada sua cor, ele perderá a maciez. Se o calçado estiver molhado, o sol é ainda mais perigoso. Deixe-o secar à sombra, em local bem ventilado.
6) Para manter o seu calçado com aparência de novinho, coloque dentro dele bolas de papel amassado sempre que for guardá-lo.7) Nobuck e camurça são os tipos de couro que mais sofrem com a umidade. Como é difícil estar sempre evitando água, você pode comprar um produto impermeabilizante, que muitas lojas oferecem, em embalagens do tipo spray.8) Se o couro for nobuck, camurça ou assemelhado, até o pano úmido é proibido. Limpe seu calçado usando uma esponja ou escova, em movimentos, com muita delicadeza.9) Se o couro do seu calçado for do tipo anilina (liso), você pode limpá-lo com uma flanela levemente umedecida. A umidade deve ser suficiente apenas para soltar a sujeira, sem penetrar no couro.10) Lembramos ainda que o couro é um material transpirante, ou seja, permite a passagem de um determinado percentual de umidade (produto não impermeável). Assim sendo, sempre que molharmos nosso calçado com água em abundância (em demasia), ou seja, imergi-lo em baldes, bacias ou mesmo em máquinas de lavar roupa, estaremos comprometendo e ou alterando a característica do couro. Isto fará com que o calçado fique entre outros, sem a sua cor original, iniciar processos de descolagem e deformação.
Dicas de Conservação
Como conservar seus calçados
Calçados de couro
  • Empoeirados: limpar com pano ou escovar levemente.
  • Sujos ou embarrados: remover os torrões com faca cega, logo que tirados do pé.
  • Limpar o restante com uma esponja pouco úmida e em seguida com pano seco, sem esfregar, pois as partículas de terra poderão danificar a superfície do couro.
  • Em ambos os casos, aplicar uma pomada (graxa de sapato), dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia.
Calçados de verniz ou sintético
  • Remover as manchas com pano úmido.
  • Para dar maior brilho, aplicar ocasionalmente pomada para calçados.
Calçados em camurça ou nobuck
  • Pouco sujos ou com leves manchas de barro: remover com escovas especiais de cerdas duras.
  • Muito sujos: neste caso é difícil restaurar a aparência do sapato. O melhor é raspar levemente com uma faca cega e após limpar com um pano umedecido. Deixar secar naturalmente.
  • Manchados de óleo e graxa: usar produto de limpeza à base de solventes, com moderação.
  • Para outras manchas o uso de lixas, borracha crepe ou pedras-pomes pode ser eficaz. Este processo funciona pela remoção de fibras do couro, por isso é preciso cuidar para não criar espaços sem felpas e escavados.
  • Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado para este fim.
Secagem de calçados úmidos
  • Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar os calçados com papel jornal ou papel absorvente.
Efeitos do suor
O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o quebradiço e encurtando sua vida útil, podendo provocar ainda odores desagradáveis e favorecer o desenvolvimento de fungos.
Os efeitos do suor e da umidade podem ser minimizados através:
  • Da escolha do calçado adequado à temperatura da época do ano;
  • Do devido descanso dos calçados, pelo uso alternado de dois pares no dia-a-dia (de modo que um par tenha um tempo para a evaporação e a eliminação do suor absorvido);
  • Da colocação do par que não está em uso em local de boa ventilação;
  • Do uso de palmilhas descartáveis;
  • Do uso de meias absorventes;
  • No caso de pés muito quentes, em uma maior freqüência na troca de meias e lavagem dos pés.
OBS: Cuidados especiais devem ser tomados tanto no uso como no descanso de calçados de verniz e sintéticos, pois seus acabamentos são impermeáveis, fazendo com que o suor e a umidade permaneçam dentro do calçado durante todo o tempo de uso. Além disso, suas superfícies lisas não devem ficar encostadas a nada sob o risco de colar ou manchar. É importante lembrar que o pé não é um órgão estável.
Pela manhã, quando descansado, se encontra no seu tamanho normal e que, pelo caminhar, pelo calor e outros fatores, ele tende a inchar no decorrer do dia. Outro fator a ser observado é o uso a que se destina o calçado.

0 comentários:

Postar um comentário