Pages

domingo, 19 de maio de 2013

5 dicas para você cuidar dos seus pés durante o inverno


Basta o inverno chegar para as sandálias e rasteirinhas darem lugar as botas e sapatos fechados. No entanto, não é porque os pezinhos não ficam expostos com tanta frequência que eles podem ser esquecidos.
Publicidade
Pés protegidos  5 dicas para você cuidar dos seus De acordo com Verônica Nagy, coordenadora técnica de calçados da BINNE Comfort, durante as mudanças de estação, os cuidados com os pés devem ser redobrados, uma vez que o uso de sapatos fechados deixam os pés abafados, deixando-os mais suscetíveis às patologias da estação, como frieiras, ressecamento e micoses. “Cuidar dos pés é sinônimo de preocupação com a saúde e bem-estar físico”, afirma.


A especialista ainda explica que depois de um bom tempo com os pés acostumados à folga proporcionada pelos calçados abertos, é no inverno que os germes começam a aparecer. Por isso, é bom redobrar a atenção tanto com os pés quanto com os calçados para que esses problemas não comprometam a sua saúde. “Como no inverno os sapatos fechados são mais usados, devemos prestar atenção e sempre optar pelo conforto. Sapatos muito fechados fazem com que os pés transpirem mais, favorecendo o aparecimento de micoses”, aponta Verônica.
Segundo a dermatologista Meire Brasil Parada, as micoses são causadas por fungos e bactérias que se instalam na região dos vãos entre os dedos e, apesar de parecer um problema de outro mundo, ela explica que para combatê-los é preciso ficar atento aos nossos atos no dia a dia. “As áreas suscetíveis devem permanecer secas, na medida do possível. Se a pessoa transpira muito é recomendável trocar as meias e evitar usar o mesmo sapato consecutivamente, principalmente após a chuva, quando ele ainda está úmido”, recomenda a médica completando que após usar o sapato, o ideal é deixá-lo secar ao ar livre para que se arejem.
Ainda de acordo com a dermatologista, na hora de combater os fungos, os talcos antifúngicos podem ser uma boa alternativa, no entanto, caso o problema permaneça, ela diz que uma visita ao especialista é indispensável para que ele indique o tratamento mais indicado para o seu caso. “Já os diabéticos por serem mais sensíveis a micoses devem estar frequentemente em contato com o médico”, alerta a médica.
Está sentindo as mudanças da estação na sola do seu ? Para garantir que você não vai passar vergonha na hora de tirar os sapatos, Verônica lista os principais cuidados que você deve ter com os seus pezinhos.

  • Dê preferência para meias de boa qualidade, que permitam que os pés respirem;
  • Seque e areje seus calçados após o uso, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Não tente secá-los em fornos ou atrás da geladeira, isso estraga os calçados e resseca o material, o que aumenta a possibilidade de lesões e diminui sua durabilidade;
  • Opte por calçados confortáveis, feitos com couro natural e forrados;
  • Hidrate os pés com um creme específico para a região;
  • Ao usar saltos, o ideal é optar por plataformas e bicos mais largos, para amenizar os problemas recorrentes do seu uso.

0 comentários:

Postar um comentário